Audiência Pública

Ministério Público promove audiência para discutir sobre saúde mental de estudantes submetidos a sobrecarga de horas/aula em Teresina.

O presidente do CRP21, Eduardo Moita, destacou a importância do diálogo sobre o tema e propôs a realização de pesquisas de campo na rede de ensino privado.

Ministério Público promove audiência para discutir sobre saúde mental de estudantes submetidos a sobrecarga de horas/aula em Teresina.

O presidente do Conselho Regional de Psicologia do Piauí, Eduardo Moita, participou na última quinta-feira (16/11) de uma audiência na sede da 45ª Promotoria de Justiça do Piauí que integra o Núcleo das Promotorias da Infância e Juventude de Teresina (MPPI).

A reunião teve o objetivo de discutir sobre a saúde mental dos estudantes submetidos a sobrecarga de horas/aula nas escolas particulares da cidade, tendo em vista se tratar de uma denúncia recorrente no Ministério Público, oriunda de pais e responsáveis dos alunos. Assim, uma petição online, dirigida aos diretores dos estabelecimentos de ensino e representantes da sociedade civil, pleiteia o fim das aulas aos sábados.
Durante sua fala, Eduardo Moita, destacou a importância do debate sobre o tema. “Deve-se levar em conta todos os aspectos que possam tornar a vida escolar do estudante saudável. A pauta comum nas conversas dos pais geralmente é sobre as escolas e a carga horária dos filhos. Precisamos aprofundar as ideias e apresentá-las, seja retirando as aulas dos sábados e redistribuindo-as ao longo da semana ou de outra forma que não haja prejuízos. O mais importante é que o estudo não se torne um fardo e que o aluno não tenha perdas no seu ambiente social." finalizou o presidente do CRP21.

Ao final, ficou definido que o Conselho Regional de Psicologia articulará com a Associação Brasileira de Psicologia Escolar para discutir sobre a saúde mental dos alunos da rede privada de ensino de Teresina. Ademais, realizará pesquisas de campo na mesma rede de ensino focando em temas como depressão, automutilação, comportamento suicida, bullying, ciberbullying, ansiedade, dentre outros, apresentando um cronograma de pesquisa ao Ministério Público Estadual.
Uma nova audiência foi marcada para o dia 11 de dezembro, às 8h30min, também sob a condução do Ministério Público, sob a presidência da 45ª Promotoria de Justiça.

  • 1/3
  • 2/3
  • 3/3
Fonte: Ascom CRP21
Tags:
Audiência Pública

Comentários (0)


 
 

Conselho Regional de Psicologia 21ª Região - Piauí

Endereço Web: http://www.crp21.org.br/noticia/109/ministerio-publico-promove-audiencia-para-discutir-sobre-saude-mental-de-estudantes-submetidos-a-sobrecarga-de-horas-aula-em-teresina