CRP Piauí participa da campanha ‘Janeiro Branco’

Serão realizadas palestras em Teresina, Parnaíba, Piripiri e São Raimundo Nonato

CRP Piauí participa da campanha ‘Janeiro Branco’

O Conselho Regional de Psicologia da 21ª região, em alusão à campanha Janeiro Branco, promoverá neste mês uma programação pautada na psicoeducação das pessoas e das instituições, promovendo a saúde mental e combatendo o adoecimento emocional dos indivíduos. Em Teresina, no dia 14 de janeiro, o público poderá participar de um evento especial, contando a partir das 19h com a palestra “O mundo está doente, e quem adoece é a gente – bora mudar isso?”, proferida pelo psicólogo Leonardo Abrahão.

Já às 19h40 outro tema relevante entra em pauta com a palestra "Humanidade saudável pede infância em paz - bora cuidar das crianças da gente?", proferida pela psicóloga Valéria de Souza Ribeiro. O ciclo de discussões ocorrerá no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, de modo que o credenciamento será feito a partir das 18h por meio da doação de 1kg de alimento não-perecível.

A ação, porém, não se restringe a Teresina, o CRP 21 ª região descentralizará o evento pelas demais regiões do Estado. No dia 15 de janeiro, por exemplo, será a vez de Parnaíba receber as palestras, que irão acontecer também às 19h e 19h40 na Faculdade Uninassau. No mesmo dia, em Piripiri, o ciclo inicia às 13h na Cristo Faculdade do Piauí com a palestra “O mundo está doente, e quem adoece é a gente – bora mudar isso?”, por Leonardo Abrahão.

O público piauiense ainda terá a oportunidade de participar do evento em São Raimundo Nonato, no município as palestras ocorrerão no dia 17 de janeiro a partir das 19h na Câmara Municipal de Vereadores.

A CAMPANHA - A campanha 'Janeiro Branco' é dedicada a mostrar às pessoas – e à sociedade – que os seres humanos são seres de conteúdos psicológicos e subjetivos, que suas vidas, necessariamente, são estruturadas em torno de questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais, sendo, portanto, imperioso e necessário, que a subjetividade humana possua lugar de destaque em nossa cultura e em nossos cotidianos, sob pena de sermos vítimas de nós mesmos e de quem despreza as próprias necessidades psicológicas e as necessidades psicológicas alheias.

É uma campanha pensada, planejada e projetada para a promoção de Saúde Emocional nas vidas de todos os indivíduos que compõe a humanidade, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano se faz presente.

Uma campanha que, por meio dela em todo o Brasil e em outros países, cidadãos, psicólogos e demais profissionais (da saúde ou não), estão se mobilizando para levar mensagens e reflexões aos indivíduos e às instituições às quais esses mesmos indivíduos encontram-se entrelaçados: “quem cuida da mente, cuida da vida”; “quem cuida das emoções, cuida da humanidade”; “quem cuida de si, já cuida do outro”; “sem psicoeducação não haverá solução”; “autoconhecimento: isso também tem a ver com a sua saúde mental”; “o que você não resolve em sua mente, o corpo transforma em doença”; “saúde mental pressupõe políticas públicas” e várias outras orientações, dicas e reflexões que têm o poder de chamar a atenção de todos para os cuidados consigo, com os outros e, também, para a importância das lutas por políticas públicas em defesa da Saúde Mental de todos.

Tags:
janeiro branco crp campanha

Comentários (0)


 
 

Conselho Regional de Psicologia 21ª Região - Piauí

Endereço Web: http://www.crp21.org.br/noticia/175/crp-piaui-participa-da-campanha-janeiro-branco