ELEIÇÕES 2019

Eleições do Sistema Conselhos de Psicologia 2019

A cada três anos, o Sistema Conselhos de Psicologia, formado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), os Conselhos Regionais de Psicologia (CRP’s) e profissionais de psicologia, convoca a categoria profissional para consulta acerca  da diretoria do CFP e da escolha da diretoria do CRP. A consulta é feita a nível nacional e regional, sendo crucial a participação da categoria nessa consulta, a principal representada no processo.

A cada três anos, o Sistema Conselhos de Psicologia, formado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), os Conselhos Regionais de Psicologia (CRP’s) e profissionais de psicologia, convoca a categoria profissional para consulta acerca  da diretoria do CFP e da escolha da diretoria do CRP. A consulta é feita a nível nacional e regional, sendo crucial a participação da categoria nessa consulta, a principal representada no processo.

O ano de 2019 é um dos anos eleitorais do Sistema Conselhos. O atual processo eleitoral iniciou-se quando foi emitida a Resolução nº 16 de 07 de Agosto de 2018. A resolução regula processos e ações para escolha de conselheiros federais e regionais nos Conselhos de Psicologia. A escolha deste ano define a nova gestão do triênio 2019-2022.

A escolha e definição das próximas gestões do CFP e dos CRP’s são de fundamental importância para a Psicologia, enquanto profissão no Brasil. As chapas escolhidas irão representar os interesses da categoria profissional junto à sociedade, bem, como definir as estratégias e ações para regulação e fiscalização da profissão.

A participação da categoria é fundamental para constituição do processo e do pleito eleitoral. Este é um dos principais momentos para a categoria participar e mobilizar-se em prol da constituição da Psicologia como profissão na sociedade.

 

O Processo

 

Todo o processo é baseado na Resolução CFP 16/2018 e organizado pelas Comissões Eleitoral Regular (CER) e Comissão Eleitoral Especial (CEE), responsáveis pela orientação e coordenação a nível nacional. As Comissões Regionais Eleitorais (CRE) são as responsáveis pela coordenação do processo eleitoral de cada CRP, conforme sua região. Dúvidas, sugestões, comentários e denúncias devem ser encaminhadas para essas comissões. O processo eleitoral segue os princípios do código de ética e princípios próprios do regimento (artigo 2º)

O pleito eleitoral está ocorrendo desde a publicação da Resolução 016/2018 e se encerrará com a posse das chapas vencedoras, com previsão para o mês de setembro. O período de votação ocorrerá entre os dias 23 e 27 de Agosto de 2019 e será feito exclusivamente por meios eletrônicos (celulares, notebooks, smartphones, etc).

A participação da categoria profissional é fundamental para este processo. Toda a categoria profissional é convidada a participação por meio de interação e diálogos nas redes e debate, consolidando esta participação no voto eletrônico, nos dias da eleição. Contudo, e importante lembrar que a participação política deve ocorrer em outros momentos do exercício profissional.

Ao término do processo, a chapa vencedora irá representar as psicólogas e os psicólogos referente aos assuntos de interesse da categoria e do exercício profissional. A CRE reforça a importância da participação da categoria em outros momentos além do pleito eleitoral.

 

Quem pode votar e onde?

 

As votações ocorrerão entre os dias 23 e 27 de Agosto de 2019. A votação contempla a consulta para o CFP e a escolha para o CRP 21 e será exclusivamente online.

O voto é secreto, pessoal, intransferível e obrigatório. O voto para profissionais acima de 65 ano é facultativo.

Conforme o regimento eleitoral, para votar é necessário estar adimplente junto ao CRP 21 até o ano anterior. Em caso contrário, a psicóloga ou psicólogo deve entrar em  negociação até 10 dias úteis antes dos dias da votação, atualizando seus dados e contatos. Essas duas condições garantem que a categoria possa votar por meio de seus aparelhos eletrônicos, no conforto de seus locais pessoais.

Todavia, para quem negociar após os 10 dias anteriores à votação (dia 09/10), haverá um posto de votação na sede do Conselho Regional de Psicologia 21ª Região, localizado na R. Ver. Luís Vasconcelos, 986 - São Cristóvão, Teresina.

Caso não vote,o profissional terá até 60 dias para justificar a ausência de votação, sob pena de multa estabelecida pela Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças - APAF.

 

As Etapas

 

Etapa executadas

 

Até o presente momento as etapas do processo têm sido cumpridas e o pleito segue conforme o estabelecido pelo Regimento.

No Piauí, o CRP 21ª região realizou duas assembleias para definir a comissão eleitoral, com participantes efetivos e suplentes, nos dias 21 e 28 de fevereiro de 2019. Foram nomeados para compor a comissão seis (6) profissionais voluntários de psicologia, três (3) efetivos e três (3) suplentes. A nomeação consta no Diário Oficial da União, na Portaria nº 03 de 1º de março de 2019.

No dia 1º de Março de 2019, a CRE - CRP 21 publicou o edital de Convocação para formação de chapa com período de inscrição até o dia 30 de março de 2019, coincidindo com o encerramento do Congresso Regional de Psicologia (COREP), no Piauí. Uma chapa foi inscrita no dia 30 de Março com número de 9 efetivos e 9 suplentes..

Após o recebimento da inscrição da chapa, a CRE-CRP 21 verificou a documentação entregue e, baseado no regimento eleitoral, homologou a chapa inscrita, reconhecendo a idoneidade dos componentes para exercer a publicidade e propaganda de suas chapas, desde que respeitassem os princípios do Código de Ética e Regimento Eleitoral.

 

Etapa futuras

 

Há ainda alguns momentos a serem realizados neste pleito e a categoria será informada e convidada a participar. As informacoes serao divulgadas nas redes sociais do CRP e no site. A CRE está aberta para sugestões, comentários e dúvidas.

 

Os próximos momentos definidos no regimento são:

a) Debate entre chapa e a categoria (dia 10 de agosto de 2019, à partir das 10:00, na sede do CRP, com transmissão online);

b) Simulação da votação para testagem do sistema de votação (entre os dias 04 e 15 de Julho);

c) Votação online para adimplentes e/ou com situação negociada até o dia 09 de Agosto (entre os dias 23 e 27 de Agosto);

d) Votação no posto (sede do CRP 21) para situação negociada após o dia 09 de agosto (27 de Agosto);

 

Confira as publicações das etapas do processo eleitoraç:

16 de Agosto de 2018 - Regimento-Eleitoral-Resolução-CFP-16-2018

19 de Dezembro de 2018 - 1ª convocação para Assembleia Geral

21 de Janeiro de 2019 - Ata da 1ª Assembleia Geral

18 de fevereiro de 2019 - 2ª convocação para Assembleia geral

28 de fevereiro de 2019 - Ata da 2ª Assembleia Geral

01 de Março de 2019 - Edital de Convocação para as Eleições em 2019

12 de Abril de 2019 - Ofício CRE CRP 21 002/2019

17 de Abril de 2019 - Homologação de Chapa Inscrita

30 de Abril de 2019 - Portaria CRE CRP 21 nº 001/2019

 

A Comissão Regional Eleitoral (CRE) reforça a necessidade da participação da categoria e reafirma esta aberta para dúvidas, sugestões, comentários e denúncias, conforme o pleito.

 

Contatos das Comissoes

 

CER - cer2019@cfp.org.b

CEE - cee2019@cfp.org.br

CRE - comissaoeleitoral2019@crp21.org.br

 

 

 

 

Att.,

 

Comissão Regional Eleitoral

Conselho Regional de Psicologia 21ª Região

 

Alex Daniel Rodrigues de Souza - CRP 21/02777

Maria Cristina de Melo Furtado - CRP 21/03339

Jessiene Laisse Soares Mourao - CRP 21/03189

 


Comentários (0)


 
 

Conselho Regional de Psicologia 21ª Região - Piauí

Endereço Web: http://www.crp21.org.br/noticia/224/eleicoes-do-sistema-conselhos-de-psicologia-2019