Ação

Nota de Solidariedade ao presidente da OAB Fernando Santa Cruz

O CRP do Piauí se solidariza a todos atingidos pelas declarações do presidente Bolsonaro

Nota de Solidariedade ao presidente da OAB Fernando Santa Cruz

O Conselho Regional de Psicologia da 21ª região expressa a mais profunda solidariedade ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, atingido por declarações a respeito de seu pai, Fernando Santa Cruz, feitas pelo presidente da República Jair Bolsonaro.

Desaparecido durante a ditadura civil-militar, Fernando Santa Cruz não teve até o momento seu caso resolvido pelo Estado brasileiro. As declarações do presidente da República ferem todas as famílias que sofreram (e sofrem até hoje) com os desaparecimentos e exílios registrados nesse período sombrio da nossa história.

Sendo assim, o Conselho Regional de Psicologia do Piauí se solidariza a todos os entes atingidos pelas graves declarações, reiterando que o presidente da República agiu em desacordo com o decoro necessário a qualquer mandatário em uma república democrática, que se organiza em conformidade com o Estado de direito.  Somado a este fato, o CRP 21 repudia os ataques dispostos a pessoas dos mais distintos segmentos, o que tem ampliado o acirramento político e incentivado a violência.

Ao mesmo tempo em que reitera o Princípio Fundamental número 1(um) do Código de Ética Profissional da(o) Psicóloga(o), que afirma: “O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos”,  nesse sentido, o CRP 21 se posiciona a favor da dignidade humana, da democracia, da ética e da defesa intransigente da humanidade e das garantias fundamentais estabelecidas na Constituição Federal de 1988.


Comentários (0)


 
 

Conselho Regional de Psicologia 21ª Região - Piauí

Endereço Web: http://www.crp21.org.br/noticia/236/nota-de-solidariedade-ao-presidente-da-oab-fernando-santa-cruz