Setembro Amarelo

CRP 21 e UESPI realizam campanha de prevenção ao suicídio em Picos

A programação contará com minicursos, palestras, mesa-redonda e ações idealizadas por docentes e discentes da instituição, bem como por advogados, psicólogos, médicos, dentre outros profissionais ligados as áreas sociais e da saúde.

CRP 21 e UESPI realizam campanha de prevenção ao suicídio em Picos

Em alusão ao Setembro Amarelo, alunos e professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em parceria com o Conselho Regional de Psicologia da 21ª Região realizam, nos dias 23 e 24 de setembro, uma campanha voltada para a prevenção ao suicídio, no campus Prof. Barros Araújo – Picos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte entre os jovens de 19 e 29 anos, estima-se que no mundo uma pessoa se suicida a cada 40 segundos. Diante dessa realidade, com o objetivo de debater sobre o tema, promover uma troca de experiências, assim como desenvolver e divulgar aspectos e medidas eficazes para diminuição do número de casos registrados, a professora da UESPI, Drª em Políticas Públicas e conselheira do Conselho de Psicologia do Piauí, Juliana Maia decidiu realizar, desde 2017, o projeto de extensão: “Prevenção ao suicídio: o que sabemos, o que estamos fazendo e o que ainda podemos fazer”.

A programação contará com minicursos, palestras, mesa-redonda e ações idealizadas por docentes e discentes da instituição, bem como por advogados, psicólogos, médicos, dentre outros profissionais ligados as áreas sociais e da saúde.

As discussões do evento abordarão as temáticas: Estratégias de enfrentamento emocional para crianças e adolescente;  Transtornos de ansiedade (do diagnostico ao tratamento); Questões jurídicas sobre suicídio e sua prevenção; Acolhimento e os aspectos psicológicos do cuidar; Saúde mental e vida acadêmica e Direito valorização da vida e proteção à mulher – vulnerabilidades sociais.

“Nos últimos anos há uma crescente de tentativas de suicídio no mundo inteiro. Estes eventos em alusão ao Setembro Amarelo, apresentam- se como grande relevância para a refletir e buscar o diálogo sobre essa temática”, destaca Juliana Maia.

Segunda ela, a maior taxa de suicídio acontece entre o público jovem. “Grande parte dos nossos alunos estão nessa faixa etária. Diante dessa realidade, precisamos abordar estratégias sobre prevenção ao suicídio e refletir sobre os casos que estão acontecendo para que se tenha uma valorização da vida”, explica a docente.

Inscrições

Destinados à toda comunidade, o evento está com inscrições abertas até o dia 24 de setembro. Os interessados em participar devem efetuar suas inscrições no site da Campanha.  Os participantes receberão certificados.

Estão envolvidos no projeto, os cursos de Jornalismo, Enfermagem, Psicologia, Administração, Direito, Pedagogia, Biologia, Agronomia e Contabilidade do campus Prof. Barros Araújo – Picos. A campanha conta com a parceria da Secretaria de Saúde do Picos, FACIM, Polícia Militar, Ministério Público, Fundação Lions Club, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Faculdade R.SÁ.

Prevenção ao suicídio

De maneira gratuita, desde 2015, a UESPI oferta para os alunos, professores e técnicos da instituição atendimento especializado de saúde mental com o intuito de acolher pacientes diante de suas necessidades e problemas, a fim de auxiliá-los e dar os encaminhamentos necessários, através do Serviço de Psicologia da universidade.

Durante o mês de Setembro, estão previstos momentos de debates e realizações de atividades sobre o tema, promovidos pelo Laboratório de Estudos sobre Comportamento Humano em Educação e Saúde (LECHES) e pela Licenciatura em Psicologia da UESPI. Além disso, no decorrer do ano letivo, a instituição participa de atendimentos para toda comunidade, através dos alunos de Psicologia do 9° e 10° período sob supervisão de um professor, no Hospital de Ensino Getúlio Vargas e Igreja Batista no Jockey – Teresina.


Comentários (0)


 
 

Conselho Regional de Psicologia 21ª Região - Piauí

Endereço Web: http://www.crp21.org.br/noticia/238/crp-21-e-uespi-realizam-campanha-de-prevencao-ao-suicidio-em-picos