ATENÇÃO

CRP 21 se posiciona sobre decisão do Supremo Tribunal Federal

Diante do conhecimento científico exigido na avaliação psicológica, o CRP 21 considera que a decisão do STF fragiliza a segurança do uso de testes

CRP 21 se posiciona sobre decisão do Supremo Tribunal Federal

Em face da decisão do Supremo Tribunal Federal, que versa sobre a comercialização de testes psicológicos, o Conselho Regional de Psicologia da 21ª região externa, por meio nota, sua consternação com o posicionamento da mais alta instância da Justiça brasileira. 

Diante do conhecimento científico exigido na avaliação psicológica, o CRP 21 considera que a decisão do STF fragiliza a segurança do uso de testes, com evidências de validade e confiabilidade avaliadas por rígidos critérios psicométricos, comprometendo o exercício profissional em Psicologia. Ao tempo em que verifica ainda a superestimação do direito de acesso à informação em detrimento da saúde mental da população em pleno momento pandêmico que assola o país. 

Percebendo a urgência da questão, o CRP 21 pauta que ações concretas devem ser deflagradas e divulgadas amplamente para a categoria pela instância competente do Sistema Conselhos e, de maneira unida, construir uma Psicologia pautada nos preceitos éticos, técnicos e científicos.
 

CONFIRA A NOTA COMPLETA NO ANEXO

Downloads


Comentários (0)


 
 

Conselho Regional de Psicologia 21ª Região - Piauí

Endereço Web: http://www.crp21.org.br/noticia/296/crp-21-se-posiciona-sobre-decisao-do-supremo-tribunal-federal